4/07/2017

Definida Nova campanha pela criação do Maranhão do Sul

I Colóquio Maranhão do Sul, sim  é possível, será realizado no feriado do  dia 21 de Abril em Imperatriz 

Evento tem como público alvo Estudantes, professores, profissionais liberais, líderes classistas, políticos, empresários, simpatizantes da causa, em geral.


Definido para o próximo 21 de Abril a partir das 8 horas da manhã no Auditório do Palácio do Comércio o I Colóquio “Estado do Maranhão do Sul, sim é possível” evento, que marca a retomada da luta pela divisão do Maranhão e que tem a chancela da recém criada Associação para o Desenvolvimento da Região Tocantina e do Maranhão do Sul-Adermasul.

Desde sua concepção a diretoria da Adermarsul tem feito contato com lideranças representativas de todos os municípios que integram o mapa do que será o futuro estado num trabalho de envolvimento e convencimento em torno da causa. Para o jornalista Josué Moura, presidente da entidade, esse colóquio do dia 21, é mais do que um encontro de ideias e ideais, vai funcionar como um marco do início dessa nova jornada.

A mais recente mobilização sobre Maranhão do Sul, lembra o jornalista, foi em 2011, contudo depois disso não se falou mais no assunto “até que há pelo menos um ano ao conversar com outros colegas jornalistas e alguns entusiastas da causa, retomamos a bandeira e em fevereiro demos corpo à Adermarsul, em fase de registro”, informou Josué Moura.



O presidente da Adermarsul avalia ser “uma covardia a região não prosseguir com essa luta que é, sobretudo, justa e possível”. “Não estamos vendendo a ilusão de que o plebiscito vai logo acontecer e que em breve o estado estará criado. Não, como das outras vezes, teremos muita luta pela frente e a médio ou longo prazos acabaremos logrando êxito, transformando em realidade o sonho de várias gerações de maranhenses desse lado de cá do estado”, concluiu.

Edmilson Sanches, Hélio Miranda, Esmerahdson Dipinho e Enéas Rocha serão palestrantes

Os temas a serem discorridos e debatidos no I Colóquio “Maranhão do Sul, Sim é Possível”, serão manuseados pelo jornalista, consultor e escritor e enciclopedista Edmilson Sanches, pelo advogado, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Hélio Miranda e pelos professores Enéas Rocha e Esmerahdson de Pinho.

Profundo pesquisador da história desse lado do Estado, autor de diversos textos sobre o Maranhão do Sul, o jornalista Edmilson Sanches discorrerá sobre os “Aspectos históricos e humanos da luta pela divisão territorial do Estado do Maranhão do Sul”, palestra considerada pela diretoria da Adermarsul fundamental para que se rememore a os caminhos dessa luta de quase 200 anos.

Já o advogado Hélio Miranda, que possui larga militância nos tribunais superiores, falará sobre os “Aspectos Políticos e Jurídicos da Criação de um novo Estado. Miranda, que também é professor universitário, tem na bagagem a participação na luta pela criação de dois novos estados: uma tentativa de dividir o Rio Grande do Sul e anos depois o exitoso movimento que criou o Estado do Tocantins. “Um nome que trará brilho ao evento”, comenta o advogado Oziel Vieira, Coordenador Jurídico da Adermasul.

O economista Enéas Rocha e o administrador de empresas Esmerahdson De Pinho, ambos com mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional, vão dividir o tema “Realidade Econômica brasileira, desenvolvimento regional, e as potencialidades econômicas do Maranhão do Sul. “A histórica bandeira do Maranhão do Sul pontuarão a linha de pesquisa desses dois jovens senhores nos seus estudos de doutoramento. Vamos aprender muito com eles”, ressalta a ex-vereadora Conceição Formiga, Coordenadora de Mobilização das Mulheres da Ademarsul.

PROGRAMAÇÃO

Data: 21 de Abril no auditório do Palácio do Comércio

Público alvo: Estudantes, professores, profissionais liberais, líderes classistas, políticos, empresários, simpatizantes da causa, em geral.

8h – Abertura solene, boas vindas

8h10 – Palavra inicial e breve resumo sobre os passos dados nesse “novo momento da luta pelo Estado do Maranhão do Sul” (Josué Moura)

8h20 – Apresentação das peças da campanha de marketing do movimento (Start Mídia)

8h40 – Apresentação artística

9h – Aspectos históricos e humanos da luta pela divisão territorial do Estado do Maranhão (Edmilson Sanches)

9h30 – Aspectos políticos e jurídicos da criação de um novo Estado (Hélio Miranda)

10h10 – Realidade econômica brasileira, desenvolvimento regional, e as potencialidades econômicas do Maranhão do Sul (Esmerahdson/ Enéas)

10h40 – Debates/tribuna livre


11h30 – Encerramento

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...