10/20/2017

Senadores do Maranhão reagem contra acusação feita pelo governador Flávio Dino


Em notas distribuídas à imprensa maranhense,  os  senadores Roberto Rocha (PSDB) e Edison Lobão (PMDB) rechaçam a acusação feita nas redes sociais pelo Governador Flávio Dino de que eles tenham  negado emendas parlamentares { de bancada} para a saúde do Maranhão, para tentar, segundo ele,  prejudicar seu governo.  Lobão abre a nota chamando o governador de Mentiroso, já Roberto Rocha  disse  ser “ indigna  a posição do governador  de tentar indispor a bancada de senadores com os prefeitos do Maranhão”

Roberto tomou conhecimento do “ ataque comunista “   quando estava na região tocantina na comitiva do ministro de estado das cidades Bruno Araújo  na entrega de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida e  reagiu tão logo retornou, no mesmo dia, a Brasília  justamente para tratar das emendas ao Orçamento Geral da União- OGU-  de 2018.

“ Infelizmente fui surpreendido, na volta, pelo destempero incivilizado e orquestrado entre o Governo e a mídia de aluguel, com o propósito de desqualificar quem, com muito esforço, dedica-se à honrosa missão de representar o Estado”  Compreende o parlamentar que as críticas do governador “ afrontam  o bom senso e degrada as regras básicas da convivência política sugerir que os representantes do Estado na Câmara Alta estejam contra a saúde da população”

Na nota Roberto Rocha esclarece ainda que as  emendas parlamentares, como bem diz o nome, são prerrogativas dos deputados e senadores do Maranhão. Cabe a eles, e somente a eles, decidir o destino das emendas e completa dizendo  ser  grotesco que o chefe do executivo vocifere publicamente como se o recurso estivesse sendo retirado dos cofres estaduais. “ O que está em discussão é o orçamento da União, e não do Estado. Por acaso, em algum momento o governador convidou deputados federais e senadores para discutir o orçamento estadual? Questionou.

O senador concluiu a nota dizendo que  “ faço política aproximando pessoas, estreitando a distância entre os problemas e suas soluções. Com gestos e ações efetivas, e não com fanfarras retóricas para intrigar a população com seus representantes”

Já o senador Lobão, além de chamar o  governador Flávio Dino de mentiroso , assinalou que os parlamentares não arrecadam recursos, nem são gestores de tais meios financeiros.  Diz que   os deputados e senadores pedem, solicitam, subscrevem as chamadas emendas parlamentares e demosntram  total interesse no sentido de ajudar os municípios.

O parlamentar maranhense segue na nota dizendo que a  responsabilidade real de resolver os problemas de saúde pública, de saneamento, de rodovias é, isto sim, do governo do estado e supletivamente do governo federal e dos próprios municípios, infelizmente estes enfrentando graves dificuldades neste momento. Já em anos anteriores não recusei solidariedade ao governo Flávio Dino, assinando emendas que lhe favoreciam.

“Acho que o governador empregaria melhor o seu tempo cuidando dos interesses legítimos do povo em vez de dedicar-se com tanto ardor à promoção de selvagens lutas políticas. O resto é falatório irresponsável” concluiu o senador Lobão.

O  senador João Alberto foi o último a se manifestar ao ataque feito por Flávio Dino aos  três senadores do Maranhão. Em entrevista ao jornalista Gilberto Leda   o senador disse concordar com  a reação de seus dois colegas de  senado que têm trabalhado pela população do estado destinando emendas para os municípios conforme acordo da bancada.

“ Não temos a intenção de prejudicar nossa população. Trabalhamos para ajudar os municípios e assim continuaremos a fazer” declarou o parlamentar.

MAIS REAÇÕES

O senador Roberto Rocha não regiu  às críticas do govenador  apenas por meio de notas. Na manhã desta sexta-feira, 20,  ao ser procurado pelo radialista Roberto Fernandes, da Mirante AM,  além de ratificar o que havia dito na nota disse que tudo não passava de uma tentativa de desviar atenção de um  problema que ele  não  consegue responder. “O governador deixou de dizer que foi a bancada  maranhense no Senado que conseguiu aumentar perante o Ministério da Saúde  em 125.099.847, 017 o limite financeiro  anual da saúde do Estado” informou.

Na mesma entrevista Roberto Rocha observou que “ surpreende a prática do governador de querer fazer do Governo um palanque permanente transformando o Palácio dos Leões num  Comitê Central do  PC do B. Ele não governa, só faz campanha.  Ele só ollha o  retrovisor,  nao olha para frente. É incapaz de projetar o Maranhão para  o futuro.  É incapaz de apresentar um resultado que dure mais do que um inverno”  disparou. 

O senador reiteirou os termos da nota divulgada por ele dizendo que as  críticas feitas contra os senadores do Maranhão são  indignas e irresponsaveis a partir doi momento em que há uma tentativa de colocar os senadores do Maranhão em situação de conflito comntra a população ( 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...