Elson Araújo

Terra, fogo, água e o ar são os elementos da Natureza. Todos eles importantes para a composição da vida na Terra, mas, um é mais do que todos porque verdadeiramente conecta os seres vivos do Planeta Terra: O elemento ar.  Já tinha pensado nisso? 
Queiramos ou não, negros, brancos, amarelos, índios, estamos todos irmanados pelo ar que respiramos. Não é preciso nem buscar alguma prova disso.  É só imaginar a superfície terrestre privada por alguns minutos desse elemento vital, o oxigênio. O espírito que em nós tem abrigo seria expulso sem demora  é só sobraria a carcaça que desapareceria consumida pelo elemento terra.  "Do pó viemos ao pó voltaremos" 
Assim como não pode existir o fogo e água sem a sagrada partícula do oxigênio, a vida também não. A gente pode até aguentar alguns dias sem água, sem comida; sem respirar essa possibilidade é igual a zero.
O oxigênio que cobre os continentes é o mesmo, o que muda é a forma como ele é tratado.  Em algumas cidades do mundo a poluição do ar é uma realidade presente e letal, são milhões de partículas poluentes lançadas ao vento o que já afeta a saúde igualmente  de milhões de pessoas e tudo isso provocado pela ação do próprio homem.
Dados da Organização Mundial de  Saúde (OMS) apontam que 80% das cidades possuem um nível de poluição do ar acima do que é saudável para o ser humano. China, Índia, Irã e Arábia Saudita, já abrigam as cidades com o ar mais poluído do mundo. O ar não tem fronteira e quem não polui também acaba afetado. Triste, uma coisa dessa.
Como é difícil  compreender essa situação:  se o ar (oxigênio) é o elemento vital para a vida na Terra por que dele os homens não cuida ?   O mundo que já sofre pela escassez de água, não demorará muito estará chorando pela escassez generalizada de ar puro para respirar com risco de auto extinção
Os poetas, compositores, costumo dizer, têm um quê de profeta. Em pare o mundo que eu quero descer, composta na década de 1970  Silvio Brito  como já prevendo essa grande tragédia ambiental  escreve e canta:  
"Pare o mundo
Que eu quero descer
Que eu não aguento mais
Escovar os dentes
Com a boca cheia de fumaça..."
Num outro trecho o autor se aprofunda:
"E pensar que a poluição
Contaminou até as lágrimas
E eu não consigo mais chorar
E ainda por cima...
Tem que pagar pra nascer
Tem que pagar pra viver
Tem que pagar pra morrer...
Tá tudo errado
Tá tudo errado
Desorientado segue o mundo
Enquanto eu vou
Ficando aqui parad
o"
É ou não é o retrato do mundo em que hoje vivemos?
O que não pode são os homens de bem e de boa vontade ficarem sentados  naquela condição cantada por outro profeta musical  brasileiro, o mestre Raul,   num trecho da sua Ouro de tolo:  "Eu é que não me sento no trono de um apartamento Com a boca escancarada, cheia de dentes esperando a morte chegar. ..